O Governo do Estado está dedicado em fortalecer a alfabetização das crianças do Ensino Fundamental. Com a colaboração dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), foi iniciada a distribuição de material didático complementar para os municípios que compõem os 27 territórios baianos. A ação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, e do Programa Criança Alfabetizada Bahia.
O mês de julho está sendo marcado pelo fortalecimento da alfabetização das crianças baianas do Ensino Fundamental. Desde o último dia 10, os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia, vinculados à Secretaria da Educação do Estado (SEC), iniciaram a distribuição de material didático complementar para os municípios que compõem os 27 territórios do Estado. A ação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, e do Programa Criança Alfabetizada Bahia. Cerca de 300 mil estudantes baianos serão beneficiados com a entrega de kits contendo dois livros, destinados a apoiar os professores no processo de alfabetização. O material foi personalizado, incluindo identidade visual e textos adequados à linguagem e ao contexto dos alunos baianos.
O programa do Governo Federal busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e que seja efetiva a recomposição da aprendizagem em leitura e escrita das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. A SEC tem investido na formação de professores e no engajamento dos educadores, promovendo encontros periódicos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA). A rede conta com dois representantes da SEC e um representante de cada um dos 417 municípios baianos, que são responsáveis pela implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização infantil.
Cerca de 300 mil estudantes baianos serão beneficiados com a entrega de kits contendo dois livros, destinados a apoiar os professores no processo de alfabetização. O material foi personalizado, incluindo identidade visual e textos adequados à linguagem e ao contexto dos alunos.