“Baseado nos relatos que obtemos dos NRE onde as pré-jornadas já aconteceram, a experiência tem sido muito positiva para os gestores porque eles se tornam mais seguros para a realização da Jornada Pedagógica”, destaca a diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Edileuza Neris.
As orientações contidas no Portal da Educação, afirmam os participantes das pré-jornadas, também têm contribuído para o planejamento da Jornada. “As orientações estão excelentes, simples, fáceis de realizar e, ao mesmo tempo, são muito importante pelo retorno que as escolas terão. A ideia da valorização e do reconhecimento das nossas práticas de trazer a família para a unidade é grandiosa”, considera a representante do NRE 13, Iracema Xavier.
A diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, de Barreiras, Laísa Brandão, que participou da pré-jornada, no município, afirma que o encontro de gestores para pensar o ano letivo é o primeiro passar para o sucesso das escolas. “Fico feliz com a iniciativa do NRE e com a presença de todos os colegas. O Centro Juvenil está de mãos dadas com o Núcleo Regional e com as unidades escolares para que a Jornada Pedagógica seja brilhante”.
O NRE de Serrinha realizou a pré-jornada que teve como tema ‘Encontro Diálogo 2016’. “O objetivo foi conhecer os novos gestores, apresentar as ações do núcleo, discutir e alinhar propostas para a jornada pedagógica e orientar todos para a prática pedagógica neste ano”, declarou o diretor do NRE 4, Carlos Carneiro.
Também já realizaram as suas pré-jornadas os NRE de Salvador, Jequié, Senhor do Bonfim, Amargosa, Teixeira de Freitas, Ipirá, Santo Antônio de Jesus e Bom Jesus da Lapa. Esta semana, o evento irá acontecer nas NRE de Itapetinga (25 e 26/1), Alagoinhas (26 e 27/1), Feira de Santana (27 e 28) e Jacobina (28/1).
Jornada Pedagógica 2016 – Este ano, a jornada terá como tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, visando à valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura, a partir de ações específicas. Os professores e coordenadores pedagógicos serão orientados pelos novos diretores e vice-diretores eleitos, no ano passado.