O projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares realizou mais uma etapa de formação dos professores e gestores que atuam no projeto. O encontro aconteceu na quinta-feira passada (16/07) aqui em Paulo Afonso (NRE/24), na sala de vídeo do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Foi o terceiro (3º) encontro presencial de supervisão e contou com a presença, no turno da manhã, de algumas instituições componentes da rede de saúde mental da cidade de Paulo Afonso. A saber: Caps AD, Caps II, Conselho Tutelar, CRAS/CREAS, Unidades Básicas de Saúde e o grupo Alcoólicos Anônimos.
O projeto é uma ação preventiva desenvolvida no âmbito da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Acompanha 229 unidades da rede estadual e promove a formação de gestores escolares, professores, estudantes e familiares para o desenvolvimento de ações que contribuam para que os estudantes tenham maior consciência sobre os danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas.
A atuação dos profissionais do projeto leva em conta o contexto em que o aluno, a escola e a família estão inseridos. As atividades incluem o estímulo às mudanças culturais no ambiente escolar, incentivando a integração entre o aluno, a família e a escola, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.
“Realizamos inicialmente uma videoconferência, depois fizemos um curso online na Plataforma Niava, com 30 horas de duração, e agora estamos na etapa da supervisão, onde técnicos vão até as cidades e trabalham com estudos de caso trazidos pelos participantes”, explica a vice-coordenadora do projeto Marlene Miranda. Na quarta e última etapa, serão formados grupos de trabalho com integrantes da comunidade escolar que trabalham com as especificidades das escolas.
“A resposta está sendo muito boa. Até junho, tínhamos 229 escolas envolvidas, com 231 diretores e vices e 120 professores inscritos. E, apesar dos encontros estarem sendo realizados nas sedes dos NRE, o projeto envolve, também, as cidades da região”, destaca o coordenador técnico da diretoria de Acompanhamento e Gestão Educacional, Sérgio Brachmans
Telecorad – Para dar suporte na condição de situações relacionadas com o uso de drogas, o projeto implantou a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). A Central atua desde 2012 prestando atendimento gratuito aos professores da rede estadual e toda a comunidade escolar e informações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica. O Telecorad funciona na Faculdade de Medicina da Ufba, localizada no Terreiro de Jesus, no Pelourinho e atende pelo telefone 0800-075-5547.
Confira as fotos do evento em
Fonte Ascom